Trabalhadores de Buriticupu honraram o Dia Internacional da Mulher com monstras claras de que estão cada vez mais firmes na luta pela substituição dos privilégios de poucos por direitos para todos. Ao invés de fazer as tradicionais "festinhas" com distribuição de presentes e versinhos pra lá de falsos, os trabalhadores lotaram o auditório da Câmara Municipal de Buriticupu no dia 08 de Março para participar da 8ª Assembleia Geral Sindicato dos Servidores Públicos, (SINDSEB).
Nem mesmo a chuva que caiu pouco antes do início da reunião, impediu os trabalhadores de se deslocarem até a Câmara onde participaram ativamente das discussões em torno da implantação do Plano de Carreira. O Presidente do SINDSEB, Sr. Jamerson Lindoso, abril a reunião afirmando que a união e a organização dos trabalhadores é lenta, porém crescente, por isso será cada vez mais difícil para o prefeito Zé Gomes continuar ignorando o Sindicato como se ele não existisse. Jamerson também falou muito claramente que essa postura indiferente do prefeito está acontecendo porque as propostas para o Plano de Carreira que o SINDSEB apresentou ao governo municipal é uma ameaça direta aos privilégios de uma minoria que o prefeito tem que manter devido aos acordos de campanha. Segundo Jamerson, propostas como: trocar os contratados por classificados no concurso público e preencher os cargos de coordenação e chefia com servidores efetivos são coisas básicas em qualquer administração séria, menos em Buriticupu porque os "COMPROMISSOS DE CAMPANHA" tem que ser honrados com favores e benévolas no preenchimento de cargos públicos cujo mérito sempre fica em ultima instância.
Jamerson também fez questão de reafirmar que NÃO ABRIRÁ DO PAU SOBRE O ASSUNTO GALINHA DOS OVOS DE OURO, ou melhor dizendo PREVIDÊNCIA EM BURITICUPU. Palavras de Jamerson: Já fizemos uma denúncia no Ministério Público sobre o desvio de dinheiro do IPSEMB e agora vamos fazer outra denúncia de desvio de dinheiro da previdência dos contratados cujo valor passa dos 20.000.000,00 (vinte milhões de reais). Para Jamerson os trabalhadores não devem se limitar a busca incansável por aumento de salário e benefícios trabalhistas, pois a qualidade de vida do trabalhador depende de muitos outros fatores que vão além desses requisitos, por isso é extremamente necessário aproveitar os debates para refletir coletivamente sobre tudo que pode favorecer a conquista efetiva de direitos para todos.
Ao fazer uma analise das negociações sobre o Plano de Carreira que houve entre a equipe do SINDSEB e a do prefeito, Jamerson afirmou que irá continuar enviando convites para o prefeito e os secretários participarem das reuniões do Sindicato, porque a implantação do Plano de Carreira foi uma promessa de campanha que está registrada no plano de governo do Zé Gomes, por isso uma hora ele vai ter que cumprir o que prometeu mesmo a contra gosto.
Sobre o cancelamento do desconto sindical em folha, Jamerson explicou que pediu uma resposta formal ao prefeito, porém não recebeu resposta, por isso recorreu a justiça para restabelecer este procedimento que sempre foi feito, mesmo no governo do ex-gestor taxado por muitos do atual governo como ditador e perseguidor. Para Jamerson essa atitude do governo tem um objetivo muito claro: fechar o Sindicato que incomoda, Calar a boca do presidente que insiste em falar coisas do tipo:
1º) PRÁ ONDE FOI E O QUE ESTÁ SENDO FEITO COM O DINHEIRO QUE A PREFEITURA RECOLHEU E RECOLHE DOS TRABALHADORES PARA A PREVIDÊNCIA?
2º) PORQUE EXISTEM TANTOS CONTRATADOS PREENCHENDO CARGOS PARA OS QUAIS EXISTEM CENTENAS DE TRABALHADORES CLASSIFICADOS NO CONCURSO PÚBLICO EM VIGOR?
3º) PORQUE O PREFEITO NÃO MOSTRA A FOLHA DE PAGAMENTO DO FUNCIONALISMO MUNICIPAL?
4º) O QUE IMPEDE O PREFEITO DE FAZER ELEIÇÃO PARA DIRETOR ESCOLAR?
Outra questão importante que foi discutida na reunião foi o quesito transparência. Jamerson informou a todos a pagina do SINDSEB no Facebook do SINDSEB (no item fotos, albuns) está registrado todas as prestações de contas do Sindicato, desde o inicio da gestão. Notas ficais, Extratos da Conta do Sindicato, Lista dos Sócios Contribuintes, Planilhas de Gastos, em fim, tudo o que o sócio precisa para se certificar do bom andamento financeiro do Sindicato está disponível no Facebook do Sindicato. Ao fazer essa explicação Jamerson fez questão de provocar os participantes com o seguinte comentário: Trabalhadores, se eu estou gerindo uma parte do dinheiro de vocês, porque não usar o Facebook para mostrar os comprovantes das despesas e tudo mais? Pessoal, se eu posso fazer isso porque o prefeito e os secretários de governo que também possuem páginas no Facebook não podem fazer a mesma coisa? Se eles podem postar fotos, também podem postar notas fiscais, pois o processo é o mesmo. Sabem porque eles não fazem isso? A resposta é bem simples: PORQUE NÃO EXIGIMOS. É lógico que aqueles que trocaram o voto por emprego ou outras coisas chamais terão coragem de cobrar uma coisa dessa, muito menos gostar desse tipo de atitude, que mostra muito claramente que a origem da maioria dos nossos problemas acontece porque na hora da eleição, boa parte da população vende ou troca o voto e depois é obrigada a concordar com as desgraças na administração pública. Digo isso para que fique bem claro o que inviabiliza o implantação do nosso Plano de Carreira e tantas outras coisas boas em nossa cidade são os acordos que são feitos na época da eleição entre o eleitor mercenário e o candidato corrupto.
Se esse prefeito se diz tão correto com suas ações administrativas, porque não apresenta logo essa prestação de contas, ele que ganhou a eleição falando que suas ações seriam diferentes das ações do antigo administrador, esta fazendo pior. E o Sr. Prefeito e ciente que essa lei da transparência e uma lei mentirosa, em que poucos gestores municipais a obedecem. Com a certeza da impunidade e a inércia do poder judiciário, eles se sentem a vontade para cometer vários crimes administrativos na prefeitura, como licitações; tendenciosas e fraudulentas, funcionários públicos efetivos, e contratados, que só recebem os salários e não trabalham. Temos que acorda senhoras e senhores, e lutarmos por um pais mais justo, para que no futuro nossos filhos e netos tenham um futuro mais digno.
ResponderExcluir