Translate

quinta-feira, 26 de março de 2015

ENTIDADES COBRAM MELHORIAS DO PODER PÚBLICO EM BURITICUPU:

Representantes de entidades que compõem o Fórum de Políticas Públicas de Buriticupu, estiveram em São Luis nos dias 23 e 24 de Março de 2015 para cumprir uma intensa agenda de reuniões com autoridades do Estado. O primeiro compromisso foi uma audiência com a Sra. Mariléa, (Ouvidora Geral do Ministério Público Estadual) e com o Sr. Suvamy, (Corregedor Geral do Ministério Público Estadual), neste encontro, os munícipes exigiram a nomeação de um Promotor ou Promotora de Justiça para a comarca de Buriticupu, que se encontra sem um titular desde o segundo semestre de 2014. Após ouvir e anotar as reivindicações, os representantes do MP se comprometeram em enviar mais um promotor para ficar respondendo pela comarca até que seja possível a nomeação de um titular para a comarca.

Dra. Mariléa (Ouvidora do MP); Dr. Suvamy (Corregedor do MP) ouvindo as reivindicações dos representantes das entidades.

O compromisso seguinte aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado, onde as lideranças se reuniram com a Sra. Tatiana (Secretária Estadual de Juventude) e o Sr. Bira do Pindaré (Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia). Além de acertar detalhes sobre a próxima Conferencia Municipal de Juventude, as lideranças também discutiram sobre a realização de cursos profissionalizantes de curta duração para os jovens Buriticupuenses através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

Tatiana (Secretária Estadual de Juventude) se comprometeu em dar apoio total as políticas de juventude em Buriticupu, principalmente com a realização da próxima conferencia municipal de juventude.

Bira do Pindaré (Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia), reafirmou seu compromisso com a população de Buriticupu dizendo que está sempre a disposição para nos atender. Também se disponibilizou a viabilizar a realização dos cursos técnicos em Buriticupu.


No dia 24/03 alguns participantes do grupo foram ao Ministério Público Federal, (MPF) e na Comissão Pastoral da Terra, (CPF) para tratar de questões pontuais e momentaneamente sigilosas que dizem respeito a investigações de alguns crimes praticados em Buriticupu. 

No MPF os assuntos foram: FUNDEB e IPSEMB

Na CPT os assuntos foram: O julgamento do caso "Cabeça" e os fortalecimento das lutas contra o latifúndio na região de Buriticupu.

Na Secretaria Estadual de Educação, o grupo esperava ser atendido pela Secretária Estadual de Educação, Sra. (Áurea Prazeres), com quem o encontro estava marcado para as 16h do dia 23/03. o grupo chegou alguns minutos antes do horário e ficou aguardando o atendimento até as 17h e 50m quando foram recebidos pelo sub-secretário Sr. Dalton que rapidamente informou que a secretária Áurea havia sido chamada pelo governador para participar de um evento. O grupo reclamou e se queixou publicamente ao sub-secretário, mesmo assim a reunião seguiu e os representantes cobraram soluções para transporte escolar e outras demandas urgentes, como por exemplo: melhorias da estrutura material e humana para o CE. DR. Fernando Castro.


Sr. Dalton (Subsecretário Estadual de Educação), ouvindo as demandas da educação de Buriticupu.

Depois de ter deixado o grupo esperando por quase duas horas, a secretária de estadual de educação, Sr. Aurea Prazeres, deixou de atender o grupo com que havia um compromisso marcado para assistir a palestra do Frei Beto no Odylo Costa Filho.


Na Secretaria Estadual de Segurança Pública, o grupo tinha um encontro agendado com o Sub-secretário Sr. Aurélio, as 14h do dia 24/03. Apesar de chegarem no horário, o grupo ficou aguardando até as 15h, como o Sub-secretário não compareceu o grupo solicitou 15 minutos de conversa com o Secretário Jeferson Portela que estava no local e havia constatado a nossa presença, mas infelizmente ele também não nos atendeu e assim como a secretária de educação, este também demonstrou publicamente a falta de compromisso com a população buriticupuense.

na frente do prédio da secretaria de INsegurança Pública, o grupo demonstrou a sua indignação com a falta de atenção das autoridades.

O último compromisso oficial do grupo foi uma reunião com o desembargador Paulo Velten (Ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão). Neste encontro o grupo cobrou a implantação da 2ª Vara na comarca de Buriticupu que foi criada desde 2005, porém até hoje não foi implantada de fato. Além de exigirem a vinda de mais um magistrado para Buriticupu, o grupo também cobrou a disponibilidade de mais servidores para atender as demanda da comarca de 2ª a 6ª sexta-feira.

Tudo que faltou de atenção e gentileza das autoridades estaduais anteriores, sobrou no desembargador Paulo Velten que foi extremamente gentil e atencioso com o grupo e as demandas apresentadas. O desembargador também fez questão de nos parabenizar pela atitude cívica e também ressaltou a importância da população cobrar as autoridades de forma organizada como estamos fazendo.

Ao final da jornada de encontros o grupo de formado por Alan Patrique (FUNDEB), Alaíde e Solange (Conselho Tutelar), Chagas (Cáritas), Paulo (STTR), Mariana Lira (CME), Leonaldo (Mov. Estudantil), Nilda (Grêmio IFMA),Ronald (IFMA), Claudenor (Governo Municipal) e Jamerson (SINDSEB), chegaram a conclusão de que o trabalho foi positivo uma vez que houve a mobilização popular de forma organizada para reivindicar a efetividade dos direitos do povo que estão sendo violados em parte pela pouca qualidade dos poderes públicos em Buriticupu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário